Série online de 10 capítulos apresenta as características do bom empreendedor

A iniciativa e a persistência do empreendedor Fritz Moura, dono da empresa baiana de higienização e limpeza de estofados CleanNew, fizeram com que o faturamento do negócio fosse de R$ 15 mil para R$ 2,5 milhões por ano, em apenas um ano e meio. Para Fritz, conhecer o seu perfil empreendedor foi fundamental para alavancar os ganhos da CleanNew, criada em 2015.

O processo de conhecimento do seu perfil foi feito com a participação em iniciativas como o Empretec, seminário de empreendedorismo desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 34 países. No Brasil, o seminário é ministrado pelo Sebrae, que lançou o Sebrae Talks Empretec, série semanal de seminários online que apresentarão, a partir do dia 17, as dez características do bom empreendedor.

O empreteco Fritz, denominação aferida pelo Sebrae após a sua participação no Empretec de 2017, aguarda o lançamento dos seminários na web, que serão apresentados no www.empretecsebrae.com.br, sempre às 19h. Iniciativa, persistência, correr riscos calculados, cada episódio da série será voltado para uma característica empreendedora, com o total de 10 capítulos.

“A metodologia de trabalho em eventos como Empretec vai variar com o tipo de desafio do seu negócio. Não existem fórmulas prontas no mundo do empreendedorismo, mas, junto com o apoio de ferramentas de conhecimento, é possível desenvolver as suas habilidades de empreender”, conta Moura.

Perfil de crescimento

A perspectiva de crescimento da rede de restaurantes de Tereza Paim, dona de estabelecimentos como o Casa de Tereza e a Casinha de Tereza, localizados no Rio Vermelho, fez a empreendedora participar do Empretec em 2016.

No seu perfil empreendedor, ela destaca o estabelecimento de metas e a capacidade de planejamento. Características que leva desde a abertura do primeiro restaurante, o Tereza Paim Gastronomia, em 2004.

“Empreender é como criar filhos, todo dia uma surpresa, boa e ruim. As inseguranças vêm das fragilidades do próprio negócio escolhido, do mercado e da equipe que escolhemos. Por isso é fundamental um planejamento estratégico, que deve ser revisado todo ano, com metas, com critérios de avaliação de resultados”, diz Tereza.

Fluxo de informação

Na observação dos marinheiros de primeira viagem do empreendedorismo, Tereza afirmar que ações como o Sebrae Talks Empretec favorece o processo de conhecimento dos comportamentos que precisam ser adotados para o crescimento do negócio.

A facilitação do acesso de informações relacionadas com o empreendedorismo faz parte das metas dos seminários online, explica André Gustavo Barbosa, consultor do Sebrae na Bahia.

“Os seminários têm o foco na exploração das dez características do comportamento empreendedor, definidas pela ONU. São profissionais da área de negócios que também estarão disponíveis para debates online. O fluxo de informações será facilitado pelo ambiente da web”, explica Barbosa.

O empreteco Carlos Augusto Santana, proprietário da Salvador Daqui, empresa que trabalha com encadernação de fotografias e convites sociais, afirma que os seminários online servem de apoio para outras ações empreendedoras.

“O acesso na web é rápido e pode-se fazer de dentro da própria casa, em horários vagos. Os seminários têm que ser aproveitados junto com as trocas de conhecimento presencial”, diz Santana.

*Sob supervisão da editora Cassandra Barteló

Fonte: http://atarde.uol.com.br/empregos/noticias/1951333-serie-online-de-10-capitulos-apresenta-as-caracteristicas-do-bom-empreendedor